História

“Hino da ASSOCIAÇÃO FAMÍLIAS”


Somos famílias, Famílias unidas
Unidas pela Vida, Unidas pelo Amor,
O Amor é grito que canta
Alegria de sermos Famílias, Famílias unidas.

Nossa força está na união
Do nosso querer e decisão
Isoladas nada podemos
Com as mãos dadas, venceremos.

Temos a certeza e confiança:
A nossa força está na esperança
Bem alto iremos proclamar
Que estamos unidas para amar.

Nosso alvo todos os dias
Serão sempre, sempre as Famílias!

Carlos Aguiar Gomes

ASSOCIAÇÃO FAMÍLIAS de Braga para o mundo

«O Coração DO MUNDO PULSA NA FAMÍLIA»

35 anos de presença ativa ao serviço das famílias

A Associação Famílias ou Instituto Famílias é uma Fundação de Solidariedade Social, com estatuto canónico e civil, criada pela Militia Sanctae Mariae - cavaleiros de Nossa Senhora em 3 de novembro de 1987. Inicialmente propunha-se apoiar familiares de toxicodependentes e a sociedade na área da Prevenção Primária das Toxicodependências. Foi, a nível local e nacional, a primeira instituição particular a dedicar-se a esta tipologia de pobreza. Devido a múltiplas solicitações e a graves problemas familiares, a AF foi alargando o seu âmbito de intervenção, procurando sempre responder aos apelos das “margens da sociedade”. É seu timbre lutar, apoiar e promover a Família e a defesa da Vida Humana, na linha da Exortação Apostólica “Familiaris Consortio”.

I - Área de influência da ASSOCIAÇÃO FAMÍLIAS:

1.     No concelho de Braga (entre outras freguesias/paróquias)
a.      S. Lázaro
b.      S. Vicente
c.       S. Victor
d.     
e.      Palmeira
f.        Adaúfe
g.      Trandeiras
h.      Figueiredo
i.        Celeirós

2.     No distrito – todos os concelhos

3.     No continente (por distrito) - todos menos Castelo Branco

4.     Nos Açores (Faial, Flores, Angra do Heroísmo, Ponta Delgada)

5.     Na Europa: Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Eslováquia, Hungria, Itália, Malta, Alemanha, Santa Sé.

6.     Na América do Sul: Brasil

7.     Em África: Angola, Guiné, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe

8.     Ásia: Tailândia e Timor.

ASSOCIAÇÃO FAMÍLIAS: de Braga para o mundo Lema: «O Coração DO MUNDO PULSA NA FAMÍLIA» 35 anos de presença ativa ao serviço das famílias (Continuação)

II - Intervenções da ASSOCIAÇÃO FAMÍLIAS

A.      Das suas edições tem algumas editadas em francês, alemão, eslovaco, húngaro, polaco.

B.       Editou vários livros, desdobráveis, cartazes, marcadores de livros e outros suportes.

C.      Entre as suas edições deve salientar-se a reedição sucessiva da CARTA DOS DIREITOS DA FAMÍLIA e sua difusão em todo o território nacional.

D.   Organização de grandes Congressos Internacionais, em Braga e participação em inúmeros encontros internacionais. Um destes encontros foi presidido pelo Presidente do Conselho Pontifício para a Família, Cardeal Alfonso Trujillo. A convite do Conselho Pontifício para a Família participou, no Rio de Janeiro, no II Encontro Mundial das Famílias com o Papa S. João Paulo II, Magno (1997). Foi convidada, e participou, em Viena de Áustria, a convite da ONU, na preparação do Ano Internacional da Família (1993).

E.      Membro convidado do CONSELHO CONSULTIVO PARA A FAMÍLIA (órgão consultivo do Governo), desde a fundação deste até à sua desativação.

F.    Sedes sucessivas: Largo da Senhora-a-Branca, Rua de Santa Margarida, Rua Prof. Machado Vilela e Rua de Guadalupe (atual), centros de trabalho (Bairro Social das Enguardas (CATL) e Trav. José Gabriel de Bacelar (CAFAP (Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental 15 de maio)). A AF possui um terreno no Areal – Braga – com uma área de cerca de 1200 m2.

G.     Delegações, agora extintas: Angra do Heroísmo, Bragança, Porto e Viana do Castelo.

H.     Prémios PRÓ-FAMÍLIA atribuídos ao Cardeal Alfonso Trujillo; Prof. Doutor Daniel Serrão, entre outras personalidades de relevo nacional e internacional.

I.     Desde 1994, ANO INTERNACIONAL DA FAMÍLIA, que realiza várias iniciativas alusivas à efeméride. Assinala, igualmente, o Dia do Pai, Dia da Mãe, Dia dos Avós, Dia Mundial da Criança, entre outras celebrações de cariz familiar.

J.    Desenvolveu durante largos anos o projeto “ARCA DO BEBÉ” para apoio a bebés de famílias carenciadas com o serviço de voluntários. Apoiou muitas centenas de famílias de diferentes áreas geográficas nacionais e internacionais. Tem colaborado no envio de bens essenciais para os refugiados da guerra na Ucrânia.

K.    Foi das primeiras IPSS do país a responder às necessidades de emigrantes do Leste Europeu, criando aulas de iniciação ao português, editando manuais de aprendizagem e um manual jurídico de direitos e deveres destes cidadãos muitas vezes vítimas de exploração.

L.  Tem em funcionamento, com acordo com o Ministério da Solidariedade Social um CAFAP (CAFAP 15 de maio) e um Centro de Atividades de Tempos Livres no Bairro Social das Enguardas há mais de 31 anos e cujo padroeiro é o Beato Carlos Acutis. Para angariação de fundos de apoio às suas atividades, tem realizado jantares de beneficência, vendas de Caridade, Rifas, etc.

M.  Tem promovido largas dezenas de cursos de promoção humana e profissional em vários pontos do país.

N.   Durante vários anos teve um CENTRO DE CONVÍVIO DE IDOSOS que realizou inúmeras atividades culturais e lúdicas com grande impacto na cidade de Braga.

O.   Integração em associações internacionais: FAFCE (Federação das Associações Católicas na Europa, Federação internacional dos Movimentos Familiares Cristãos, Instituto Internacional Familiaris Consortio, United Prevention (UNIPREV) – entretanto extinta (foi co-fundadora) e da Federação Portuguesa pela Vida. Nesta área organizou, participou e apresentou comunicações em vários congressos internacionais sobretudo na Prevenção das Toxicodependências e da Família.

P.     Parcerias nacionais (desde a sua fundação tem tido uma excelente colaboração com diferentes municípios, nomeadamente o de Braga, UCP, UM, etc)

Q.   Parcerias internacionais diversas devendo salientar-se a excelente colaboração com o CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A FAMÍLIA e com a FUNDAÇÃO LEJEUNE.

R.   Tem desenvolvido, de acordo com as diferentes situações, ações de apoio a povos oprimidos como, Timor e, mais recentemente, com o envio de cerca de uma centena de caixas com bens essenciais para apoio aos refugiados da guerra da Ucrânia.

S.   Tem insígnia, bandeira e hino.

T.   A sua padroeira é Santa Joana Beretta Molla de quem possui uma imagem solenemente benzida pelo Senhor Arcebispo Dom Jorge Ortiga. Foi composta uma Missa Própria dedicada a Santa Joana (Dr. Manuel Cardoso) e deste autor um Hino a Santa Joana.

U.  Desde 2002 que na igreja de S. José de S. Lázaro (em Braga) que se celebra a festa de Santa Joana Molla, primeiro a 28 de abril e depois no Domingo mais próximo, sempre com a participação de largas dezenas de senhoras grávidas e a veneração da relíquia da nossa Padroeira (Nota: esta celebração contou várias vezes com a presença do Senhor Arcebispo de Braga, Dom Jorge Ortiga).

V.      A imagem da Padroeira está, provisoriamente, à veneração dos fiéis na igreja da Lapa (Braga).

W. A Associação Famílias tem intervindo em vários programas/debates em diferentes rádios nacionais e locais e igualmente, na RTP sobre temas relacionados com o seu carisma.

X.     A AF tem tomado inúmeras posições públicas na defesa do Direito à Vida Humana, da conceção à morte natural e à liberdade de educar. Neste âmbito foi convidada a participar numa audição parlamentar e em vários debates na RTP.

Y.      Está a elaborar o programa das comemorações do 1º Centenário do nascimento de Santa Joana Beretta Molla (4 de outubro de 2022).

Z.      Está a envidar todos os esforços para implantar um “Memorial às Crianças Não Nascidas”.
 

III – Individualidades que têm apoiado a AF como Sócios de Honra

1.      Cardeal Alfonso Trujillo - Presidente do Conselho Pontifício para a Família ( fal.).

2.      Cardeal Ennio Antonelli - Presidente do Conselho Pontifício para a Família

3.      Mons. Carlos Simón – Secretário do Conselho Pontifício para a Família.

4.      Prof Doutor Daniel Serrão, Professor Catedrático de Medicina e do Conselho Pontifício para a Vida (Fal.).

5.      Arquiteto Segismundo Pinto, da Sociedade Portuguesa de Ex-Libris (autor da insígnia da AF).